domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sobre o que é Artesanato

Fazer artesanato hoje representa um ato de resistência. Em tempos de consumo instantâneo e obsolescência programada, dedicar tempo e imprimir qualidade e originalidade no feitio de uma peça é quase um gesto revolucionário. O CasAtelie tem buscado escutar, estudar, prosear com textos e pessoas acerca deste tema. Afinal, o que é o artesanato? Qual o papel do artesão na sociedade mundial e fundamentalmente, na brasileira? Estas são inquietações que nos movem a buscar textos, poemas, mensagens, que nos ajudem nesta jornada. Aqui, segue mais um texto para compor nossa bagagem nesta caminhada.
Abraço fraterno e boa leitura!
Salete Pereira. 



O artesanato feito no Brasil é sinônimo de uma das formas mais espontâneas de expressão do nosso povo. Por sua beleza e variedade, conseguiu ultrapassar as barreiras nacionais e hoje é reconhecido e vendido em todo o mundo.
   >> Artesanato Brasileiro    por Adriano Lins Sant'AnnaContinua...
| 1 | 234 |
CRIATIVIDADE E DIVERSIDADE

A criatividade do povo brasileiro não encontra limites na imaginação, na geografia, nem na escassez de recursos. Os artesãos conseguem transformar elementos encontrados na natureza em objetos artísticos impressionantes. Assim, o barro vira cerâmica, folhas de árvore se transformam em bolsas, pedras se moldam em esculturas, areias coloridas tornam-se belas paisagens em garrafas e copos.

Nossa riqueza cultural está espalhada por diversas áreas artísticas como na literatura, na música, na dança, e em grande escala na produção artesanal. O artesanato é uma das formas mais significativas de demonstrar nossa transculturação de técnicas de produção que inicialmente foram trazidas apenas das culturas dos índios, negros e portugueses e que mais tarde se expandiram.

A partir do século XIX, com a forte imigração européia, novos aportes de técnicas artesanais chegaram ao país junto com os imigrantes de origem italiana, alemã, polonesa, japonesa, síria e libanesa, transformando e ampliando a gama de produtos feitos artesanalmente nas diversas regiões brasileiras.

Atualmente, em todas as partes do país, é possível encontrar produção artesanal diversificada, feita com matérias-primas regionais e com técnicas específicas que variam de acordo com a cultura e o modo de vida do povo de cada localidade. Esses contrastes, além de tornarem o nosso artesanato ainda mais rico, criam uma marca de identidade nacional. Essas referências regionais são muito valorizadas por um mercado externo globalizado, e cada vez mais aberto a produtos diferenciados que retratem a origem e a história do povo que os produz.

É por esse motivo que nossos produtos ganharam espaço em lojas sofisticadas de design na Itália, França, Portugal e em lojas americanas de prestígio como a Bloomingdale’s e a Saks. Só para se ter uma idéia da grandiosidade desse mercado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o artesanato movimenta anualmente cerca de 28 bilhões de reais, ou 2,8% do PIB do país, índices impressionantes que se equivalem aos da indústria automobilística.

Hoje existem cerca de 8,5 milhões de pessoas trabalhando na produção do artesanato no Brasil, sendo que, 87% é representado por mulheres, que muitas vezes aprenderam o ofício com as mães, já que os ensinamentos, tradicionalmente, são passados de geração para geração. Todo esse processo atual, não só aumenta a produção e a condição de vida das famílias, como também contribui para um desenvolvimento sustentável de regiões com potencial produtivo e que muitas vezes se encontravam marginalizadas e sem perspectiva alguma.


Mas não é só lá fora que o artesanato brasileiro faz sucesso, não há quem não aproveite uma viagem turística para fazer compras e levar uma lembrança para casa. As variedades e especificidades de produtos são imensas. Em Tocantins são produzidos os chapéus e cestos cor de ouro, feitos com palha (capim-dourado). Em Santa Catarina temos as famosas peças em cristal para decoração. É de Pernambuco que vem as famosas carrancas decorativas. Tudo isso sem contar as toalhas de mesa de renda e as redes que são feitas no Ceará.

O artesanato entrou na lista de compras das elites e está sendo usado para decoração e em mostras de decoração famosas como a Casa Cor, além de ambientes de várias pousadas e hotéis para mostrarem um pouco da cultura brasileira para os turistas daqui e os que vêm de fora.

Não existe oportunidade melhor do que estar no Brasil e poder viajar para conhecer, de perto, esses produtos artesanais e seus meios de produção. É por esse motivo que o BrasilViagem.com traz este roteiro sobre o que é produzido em diferentes estados nacionais. E se a vontade de comprar fez você querer também fazer uma viagem, aproveite e faça já sua reserva, on line, de uma hospedagem. Se preferir, consulte alguns de nossos pacotes que já incluem tudo para fazer da sua viagem um sucesso de compras, repleto de cestarias, traçados, cerâmicas, marcenarias, esculturas e bordados, tudo produzido artesanalmente aqui no Brasil.

Por Adriano Lins Sant'Anna