sábado, 26 de junho de 2010

Criar é um ato coletivo

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
(Cora Coralina)
 
 
Encontrei este fragmento de poema no Blog Quero Fazer Também, e me lembrei da alegria que senti ao encontrar na net, quando dava meus primeiros passos neste mundo virtual, um espaço de dicas desinteressadas e solidárias com a arte. Já há algum tempo vinha injuriada com uma competitividade entre artesãs que me desagrada demais. Fica junto a este poema da Cora Coralina meu desabafo: nós artesãs e artesãos estamos conectados com uma magia criativa que nos rodeia. Sabe quando você vê uma coisa bonita e pensa "nossa, eu tinha idéia de fazer isso! Que legal que alguém fez!"? Pois é, é desse sentimento que estou falando. Eu não sou dona das minhas peças, elas são resultado de anos de observação, treino, percepção, criação e participação de muitas pessoas. E penso que este sentimento deveria tomar de assalto o mundo das artes. Não gosto da disputa do "eu criei!",´"é meu!" "ninguém tem igual!" "fulana me copiou!" prefiro as palavras doces da poetisa, em companhia do Paulo Freire que dizia algo semelhante: ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, todos se educam entre si. É a dialética da vida. Um viva para a criação! Um viva para a generosidade!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

b